Saúde da Mulher: sábado é dia D da coleta de exame de preventivo do colo do útero em Itapejara D’Oeste
Publicado em 11/06/2019

Acontece no próximo sábado, dia 15 de junho, o dia D de coleta de exame de preventivo do colo do útero.

O evento que ocorre na unidade central da saúde terá início às oito horas da manhã e segue até às cinco da tarde.

Segundo a secretária municipal de saúde do município, senhora Marli Zucchi Dariva, durante o evento serão servidos lanches, será feito sorteio de brindes e prestada muita informação às participantes.

Marli informou ainda que toda a unidade de saúde estará preparada, com espaço e equipe de enfermeiras para a coleta de exame.

Neste mesmo dia também será feito a solicitação de mamografia.

Sobre o câncer de colo do útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos.

O principal agente da enfermidade é o papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada Neoplasia Intraepitelial Cervical, que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.

A avaliação ginecológica, a colposcopia e o exame citopatológico de Papanicolaou, realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero.

Na fase assintomática da enfermidade, o rastreamento realizado por meio do Papanicolaou permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV ou a existência de lesões pré-malignas.



Postado por: Ademir Hanzen
Fotos: Ilustrativa