100% do rebanho é vacinado contra aftosa em Itapejara D’Oeste
Publicado em 04/06/2019

A campanha de vacinação contra a febre aftosa acabou na sexta-feira dia 31 de maio.

Segundo Luiz Cezar Antoniolli, responsável pela Sub-Unidade da ADAPAR de Itapejara D’Oeste, em Itapejara D’Oeste 100% do rebanho de bovinos e bubalinos de 0 a dois anos foram vacinados.

Segundo ele, em entrevista ao repórter Ademir Hanzen, o município de Itapejara conta com 519 propriedades rurais cadastradas e o rebanho total de bovinos e bubalinos é de 9.668.

Destes, 3.751 foram vacinados contra a Febre Aftosa durante a campanha.

Segundo Antoniolli a campanha foi muito produtiva em Itapejara, os produtores e agricultores colaboraram, ajudaram durante a campanha.

Luiz Cezar agradeceu a Rádio Panorama pela ampla divulgação do calendário de vacinação, agradeceu também os vacinadores que foram ágeis e concluíram a vacinação a tempo.

A Fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR de Pato Branco, Natalí Morais Leiro agradeceu a colaboração dos servidores na Campanha de vacinação, pois assim Itapejara fechou com índice de 100% das explorações vacinadas. “Foi essencial o apoio dos servidores e vacinadores para o sucesso da campanha”.

O chefe do Departamento de Agricultura e Meio ambiente, Antonio Edson de Azeredo (Edinho), também agradeceu o apoio dos servidores e a ampla colaboração dos agricultores e produtores, ele também lembrou que valeu o esforço já que essa deve ser a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná.

Para o Estado ser considerado livre da aftosa sem vacinação, a suspensão da vacinação precisa ser divulgada oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Hoje, o Paraná é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Área Livre de Febre Aftosa, com Vacinação.

O objetivo é obter o reconhecimento de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, com fiscalização permanente, na expectativa de atrair investimentos e abertura em mercados internacionais.

Do Departamento de Jornalismo da Rádio Panorama, reportagem de Ademir Hanzen.



Postado por: Ademir Hanzen
Fotos: Luiz Cezar Antoniolli-Propriedade do Jose Antonio Gritti