Dermatologista ensina como se bronzear no verão e proteger a pele do sol
Publicado em 26/11/2018

Ficar bronzeada no verão é o desejo de muita gente! Mas como pegar sol e ainda deixar a pele saudável? É que os raios solares costumam deixar a pele extremamente vermelha, ardida e com queimaduras logo no primeiro dia de exposição solar. Para te ajudar a pegar aquele bronzeado sem ressecar ou queimar a pele, a dermatologista Karla Assed, queridinha entre famosas como Angélica e Deborah Secco, contou as dicas para a gente!

"Como se bronzear rápido?" Você é do time que faz essa pergunta sempre que o verão se aproxima? Se a resposta é positiva, saiba que para conquistar a marca do biquíni, não é preciso descuidar da saúde deixando o protetor solar de lado ou usando apenas o bronzeador. "Quando você pega um dia de sol sem filtro solar, sem nenhuma proteção, você não fica bronzeada, você fica mais vermelha por causa da ativação da melanina", explicou a dermatologista Karla Assed. Confira as dicas da especialista!

Para deixar a pele bronzeada, filtro solar é fundamental

Acredite: dá para deixar a pele bronzeada usando protetor solar, seja ele físico ou químico. O item, inclusive, evita que a pele fique descascando depois de um dia de praia ou piscina. "O filtro solar te protege, mas ele deixar passar, ainda, alguns raios solares pela pele e isso ativa o melanócito", explicou Karla Assed. O melanócito é a célula que possui a melanina, que dá a cor à pele. "O ideal é pegar sol devagar e se expor sempre com filtro, porque você usando filtro solar, você se protege e bronzeia. Ele pode permitir que você bronzeie sem que fique passando por aquela etapa da pele vermelha", aconselha.

'Bronzeador não é confiável'

Ficar bronzeada em poucos dias de sol, principalmente usando filtro solar, como é recomendado, é difícil, principalmente para quem tem a pele clara. Por isso, muita gente aposta no bronzeador, mas o item não é o mais indicado pelos dermatologistas. "Se for um autobronzeador, é superconfiável porque é só tinta. O bronzeador não é confiável porque ele estimula a melanina, então pode manchar a pele. As pessoas de pele muito clarinha, que a gente chama de fototipo 1, que são aquelas muitos branquinhas, de olhos claros e cabelos claros, têm que tomar muito cuidado, porque o autobronzeador, como estimula a melanina, pode provocar uma queimadura na pele", explica. Para agilizar o bronzeado, alguns alimentos podem ajudar. "Substâncias como betacaroteno ou frutas de cor amarela, quando você ingere, te estimulam a ficar mais tempo bronzeada".

Cuidar da pele depois de tomar sol ajuda no bronzeado

Mesmo que você use filtro solar, cuidar da pele ao voltar da praia ou da piscina é importante, além de ajudar a prolongar a cor de verão. "É muito comum você ter uma desidratação da pele. Por isso a pele fica vermelha e resseca. A dica é: após o banho, com a pele molhada, use um óleo, de preferência, óleo de amêndoas doce, e se enxugue sem retirar o excesso. Por cima, hidrate a pele com um creme, que pode ser a base de ureia ou semente de uva", indica.

(Por Beatriz Doblas)



Postado por: Ademir Hanzen
Fotos: Divulgação, Armedian / Unsplash