Encontro de intercambistas reúne jovens de 20 países em Foz
Publicado em 16/10/2018

Aconteceu no último final de semana, em Foz do Iguaçu, o encontro de intercambistas “inbounds” (estrangeiros que estão no Brasil) do Distrito 4640. O evento reuniu jovens de aproximadamente 20 países que irão passar cerca de um ano no Brasil, aprendendo um pouco sobre nossa língua, costumes e cultura.

Esse encontro em Foz do Iguaçu é organizado anualmente pela equipe do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary no Distrito 4640, coordenado pelo rotariano Irineu Atonio Feitein, do Rotary Club de Francisco Beltrão - Marrecas. Normalmente acontece logo após a chegada dos intercambistas ao país. Também contou com participantes do Distrito 4740, de Santa Catarina.

Assim como jovens de outros países estão no Brasil através do Programa de Internacional do Rotary, outro grupo, composto por jovens brasileiros, está vivendo a experiência em países do mundo todo. O programa é voltado a jovens de 15 a 19 anos de idade e é patrocinado pelos clubes de Rotary em mais de 100 países, objetivando transformar os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Segundo a governadora do Distrito 4640, Sonia Taube Linero, que participou do encontro em Foz do Iguaçu, o intercâmbio proporciona aos jovens muitos benefícios, entre eles o desenvolvimento de suas habilidades de liderança, a oportunidade de conhecer novas culturas e idiomas, bem como fazer amizade com jovens de outros países.

Como se trata de um intercâmbio de estudos, ele cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. A hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelos clubes de Rotary, enquanto que normalmente cabe à família do estudante custear despesas com passagem de ida e volta, seguro-viagem, despesas com passaportes e visto e gastos adicionais durante o intercâmbio.

Para saber mais sobre o programa, pessoas interessadas devem procurar o Rotary Club mais próximo e se informar sobre o processo de seleção, que acontece anualmente.

 

Com informações da assessoria do Distrito 4640



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Jadir Zimmermann