Projeto “Nós propomos!” reinicia atividades nesta quinta-feira em Itapejara D’Oeste
Publicado em 12/02/2019

O projeto Nós Propomos! teve início há cerca de oito anos em Portugal, onde o professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), Sérgio Claudino, teve o intuito de estimular as escolas a mobilizarem os mais jovens — por meio da disciplina de Geografia —, para a intervenção na sua comunidade.

O projeto que hoje está presente em sete países, chegou ao Paraná em 2017 através de um “Acordo de cooperação”, entre a Universidade de Lisboa (IGOT-UL), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, e a Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont, de Itapejara D’Oeste.

O Projeto tem como objetivo, fazer com que os estudantes identifiquem os problemas da comunidade em que vivem, conversar com as pessoas e, a partir da e propor ações que visem minimizar ou até mesmo resolver esses problemas.

Sendo assim, em outubro de 2018 os estudantes do 8º ano B, da Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont foram a Câmara Municipal de Vereadores de Itapejara D´Oeste, para apresentar os resultados obtidos com o Projeto Nós propomos! Os temas abordados pelos grupos na época foram sobre os animais abandonados, lixo, trânsito (semáforo), calçadas, ponto de ônibus.

A experiência foi muito significativa, pois os estudantes puderam expor suas propostas aos vereadores, Prefeito Municipal, pais e comunidade em geral.

O Professor Sergio Claudino está em Itapejara D’Oeste e, no dia 14, quinta-feira, fará uma apresentação na Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont, na sala da turma do 9º ano B, a partir das 08:30h, para dar continuidade ao projeto.

O início em 2017

O Projeto Nós Propomos! Foi apresentado a professora Gracieli Daiane Gnoatto Hrchorovitch, pela professora Drª Mafalda Nesi Francischett (orientadora) como sendo uma proposta para ser desenvolvida ao longo do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Um grande desafio, pois o Projeto é o primeiro a ser desenvolvido no Paraná.

O Projeto foi uma parceria entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Francisco Beltrão/UNIOESTE, Núcleo Regional de Pato Branco e a Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont.

Com a colaboração de Celso Carnelutt, reportagem de Ademir Hanzen.

Essa matéria utiliza dados do site: www.nre.seed.pr.gov.br

Na imagem a esquerda o repórter Celso Carnelutt e o Professor Sergio Claudino da Universidade de Lisboa.

Na imagem (da esquerda para direita) o repórter Celso Carnelutt e o Professor Sergio Claudino da Universidade de Lisboa.



Postado por: Ademir Hanzen
Fotos: Ilustrativa