Prefeito Agilberto fala dos trabalhos realizados no setor de saúde em Itapejara durante 2018.
Publicado em 28/12/2018

Quase 200 mil consultas, exames, cirurgias e procedimentos diversos foram realizados pelo Departamento de Saúde de Itapejara D’Oeste em 2018. Confira na matéria.

Na manhã de quinta-feira (27/12), o Prefeito Municipal de Itapejara D’Oeste, Agilberto Lucindo Perin esteve nos estúdios da rádio Panorama e, em entrevista ao locutor Emerson Antunes, apresentou um balanço das atividades realizadas em 2018 no município.

No Departamento de Saúde foram realizadas até o dia 27 de dezembro 25.244 consultas com os médicos do Programa Saúde da Família (PSF). Consultas especializadas (realizadas por médicos especialistas), totalizaram 11.720, as de urgência e emergência somaram 19.023.

Isso somou mais de 55 mil consultas, quer dizer que teve uma média de 5 consultas para cada habitante, se nó levarmos em consideração que talvez 30 ou 40 por cento não usam do sistema de saúde, nós tivemos usuários consultando muito mais que cinco vezes, mas procuramos dar o máximo pra não deixar ninguém sem atendimento”, comentou o Prefeito de Itapejara Agilberto Perin.

Na área odontológica foram 10.769 atendimentos, ainda fornecimento de próteses dentarias. 70.260 procedimentos diversos no programa saúde da família, enfermagem, visitas de médicos a domicílio, curativos, etc. Distribuição de medicamentos de uso contínuo atendendo a toda população.

Foram realizadas 439 cirurgias, ainda 52.510 exames laboratoriais, exames de média e alta complexidade como ressonância, tomografia, entre outros, somaram 2.930. Exames de raios-X totalizaram 3.940.

O prefeito também comentou sobre os veículos que se deslocam diariamente com pacientes a outros municípios, “temos um veículo que vai todos os dias a Cascavel para tratamento da parte de oncologia, e nós temos todos os dias um carro indo e outro voltando de Curitiba com transporte especial de pacientes, ainda temos o ônibus que vai diariamente que passa por aqui”.

A administração fez a aquisição de vários veículos de pequeno porte para serem utilizados no departamento de saúde. E de acordo com o prefeito, há mais uma licitação para aquisição de outros três veículos para o início do ano.

O Departamento de Saúde fornece 38 tipos de leite (complementos alimentares), para alimentação especial, “tem municípios que só tem três tipo, nós temos 38 tipos, tem alimento especial que chega custar 280 reais a lata, por isso que sempre falo, nós temos atendimento diferenciado, há atendimento domiciliar nos finais de semana pra fazer curativos, visita de médico, serviço de ambulância 24 horas por dia”, comentou Perin.

Segundo o prefeito, a administração chegou a gastar 34% das receitas com o setor de saúde, “são valores extremamente elevados, por que o que é recomendado pela constituição é 15% o gasto mínimo, é um setor que investimos bastante, posso afirmar, apesar dos problemas, temos um desempenho bem acida da média regional”, finalizou Agilberto.

Abaixo você acompanha a entrevista:

Nos próximos dias estaremos publicando matérias sobre os demais departamentos e trabalhos realizados em 2018 no município de Itapejara D’Oeste.



Postado por: Ademir Hanzen
Fotos: Ademir Hanzen