Prefeituras podem capacitar servidores para gestão de projetos em cursos EaD
Publicado em 21/06/2017

Da assessoria

Quinze cursos voltados à área de gestão de projetos estão sendo oferecidos pelo governo do Estado, através do programa Capacita Paraná, aos municípios. Desenvolvido pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e Paraná Cidade, o programa pretende capacitar os servidores para melhorar o encaminhamento, aplicação e prestação de contas de projetos para obras.

Em uma primeira fase, o governo ofereceu seis vagas gratuitamente às prefeituras e agora novos cursos estão disponíveis e podem ser feitos via EaD com valor subsidiado. “Os municípios possuem uma série de prioridades, mas a capacitação é essencial para que todas as etapas para viabilização de obras possam ser feitas de acordo com os critérios estipulados, o que agiliza o andamento dos processos e isso se reflete diretamente na melhoria dos serviços que são prestados à população”, explica a técnica do Paraná Cidade, Maristela Muller.

Técnicos do Paraná Cidade e Tecpar estiveram nesta semana na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) apresentando o programa a prefeituras. Os cursos têm certificação, fazem parte do conteúdo de programas de pós graduação de universidades paranaenses e foram pensados com base nos principais problemas identificados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na prestação de contas das obras.

A capacitação de servidores na área de projetos é uma das exigências do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) para a liberação de empréstimos que financiam obras públicas.

 



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Amsop