Doze municípios participam de encontro para elaborar planos estratégicos locais
Publicado em 02/06/2017

Da assessoria

A primeira fase do projeto Sudoeste 2030 reuniu representantes de 12 municípios da região nesta sexta (2) em Francisco Beltrão. O projeto é aplicado pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes) em parceria com a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e sua elaboração prossegue até setembro, quando serão apresentados os resultados.

Conduzido pelo consultor Marcelo Dalle Teze, o encontro capacitou os facilitadores municipais que irão aplicar os questionários com uma série de itens em diversos segmentos. “A ideia é que os municípios levantem suas demandas e propostas para que desta forma possamos ter uma visão mais regional das necessidades a longo prazo do Sudoeste”, explica José Kresteniuk, secretário executivo da Amsop, parceira no projeto.

O Sudoeste 2030 pretende estudar características e potenciais dos municípios a partir de planos estratégicos municipais e com a chamada investigação apreciativa. O projeto trabalha questões que envolvem a habitabilidade, investibilidade, visitabilidade, inovação aplicada e meio ambiente das cidades a longo prazo e considerando áreas como a cultura, segurança, saúde, tecnologias e desenvolvimento econômico. Ao longo do mês de julho novos encontros serão realizados para que os municípios apresentem seus primeiros resultados ao Irdes.



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Amsop